De fácil digestão e com alto valor nutricional, as carnes de peixe fresco podem ser um importante aliado em uma vida com saúde e qualidade
Uma das maiores expectativas de vida do mundo é a do Japão. Espera-se que cada cidadão da terra do sol nascente viva em média 83 anos. O número alto tem muita relação com os hábitos da população por lá, entre eles, é claro, a alimentação. A culinária japonesa é marcada por uma característica bastante notável: a forte presença de produtos frescos.
E o peixe é considerado a principal estrela deste céu gastronômico. Afinal de contas, ao ouvir falar de comida japonesa, umas das primeiras imagens que qualquer pessoa tem na cabeça são de pratos à base desses animais, muitas vezes, em sua forma crua, provavelmente um sushi ou um temaki.
A estudante de medicina, Maria Caroline Santos, é uma das que fazem coro aos milhares de fãs que essa cozinha tem pelo mundo. “Eu gosto de sushi, porque além de ser uma comida saudável, é muito saborosa e que dá vontade de comer sempre”, revela.
O sabor do peixe fresco e a saúde de mãos dadas
Outra apaixonada pelo prato é Sthefany Jiticovski. Ela é proprietária da Okamoto Sushi Delivery e futura engenheira de alimentos. O que mais chama a atenção são benefícios que essa refeição, que leva peixe fresco como seu principal componente, proporciona a saúde. “Além de uma comida muito saborosa, ela também tem muitos benefícios para saúde, pois, é um alimento de baixa caloria e seus ingredientes possuem vitaminas, cálcio e ferro”, conta Sthefany. Outro elemento que chama atenção é a alga nori, utilizada para enrolar o peixe e o arroz. “Ela é muito nutritiva também e pode ter duas vezes mais proteínas que algumas carnes”, comenta.
Rico em ômega 3, o peixe presente no prato pode ser um grande aliado na luta pelo equilíbrio entre os colesteróis bons e ruins. Isso acontece porque os ácidos graxos contidos nessa substância reduzem a viscosidade do sangue, o que diminui a taxa de triglicerídeos e aumenta a parte boa do colesterol. É isso que explica a nutricionista Alana Lehn (CRN 8 8930).
Essas características da carne branca podem ajudar a prevenir uma série de outras enfermidades e contribuem para melhoras na qualidade de vida. “Auxiliam no controle da pressão arterial, do diabetes, de doenças degenerativas do sistema nervoso, na saúde do coração, dos ossos e da memória. Além disso, ajudam no crescimento e bom estado da pele, unhas e visão”, relata Alana.
Muitos desses benefícios se devem a sua composição nutricional, que contém vitaminas dos complexos B e D, cálcio, selênio e o já citado ferro. Outro elemento que depõe a favor dessa proteína é o seu excelente valor biológico, sendo de fácil digestão pelo organismo, enquanto possui baixo teor de gordura saturada.
Gostou de ler sobre Peixe Fresco? Veja mais sobre esse tipo de proteína
A nutricionista Alana Lehn respondeu algumas dúvidas frequentes para quem está interessado em começar a consumir mais peixe:
Quanto eu devo consumir?
Para conseguir todos esses benefícios não precisa ter um consumo muito elevado: basta uma porção de 100g, equivalente a um filé pequeno, duas vezes por semana.
Como identificar um peixe fresco?
Ele deve estar mantido sob refrigeração, ou em uma espessa camada de gelo, sem manchas, furos e cortes na sua superfície. Os olhos devem ocupar toda a cavidade ocular e as escamas apresentando uma aparência firme e resistente. O odor e a cor devem corresponder a espécie do animal.
Porque devemos cuidar para que a carne esteja fresca?
Comer peixes que não estão em qualidade adequada para o consumo, além de não fornecer todos os benefícios que proporciona, pode fazer muito mal a sua saúde.
A nutricionista dá ainda dica de duas receitas para aproveitar os benefícios do peixe fresco.
Sushi de salmão
Prato tradicional da cultura japonesa com arroz e peixe
Tempo de preparo: 0 h 20 min
Rendimento: 8 porções
Ingredientes:
– 100 ml de vinagre de arroz;
– 1 colher de sopa de açúcar;
– 1 colher de chá de sal;
– 50 ml de água.
Arroz
– 1 xícara de chá de arroz japonês;
– 2 xícaras de chá de água.
Sushi
– 1 folha de alga cortada em retângulo;
– 200g de salmão cru para rechear.
Modo de preparo:
Misture os ingredientes no vinagre e ferva. Reserve. Cozinhe o arroz. Assim que estiver pronto e ainda quente, jogue o vinagre sobre ele para temperar. Esfrie com um leque ou tampa de plástico, misturando bem, para dar brilho.
Sushi: Espalhe o arroz na folha retangular de alga, sobre o sudarê (esteirinha especial para enrolar o sushi). Não deixe que o arroz fique muito alto e abra espaço de 1 cm na borda, para fixar. Coloque fatias de salmão no centro e enrole a alga, passando água na borda, para colar. Corte em oito unidades. Bom apetite!
Sashimi
Ingredientes:
– 1/2 kg de atum fresco;
– 1/2 kg de filé de salmão fresco;
– 1 lula limpa inteira;
– 1 folha de nori tostada;
– 4 folhas de cebolinha verde;
– 2 colheres (sopa) de wasabi;
– 2 colheres (sopa) de gengibre ralado;
– 1/2 xícara (chá) de shoyu;
– 1 nabo;
– 1 limão.
Modo de Preparo:
Lavar e secar com papel de cozinha o atum, o salmão e a lula. Com uma faca muito afiada cortar o salmão em fatias finíssimas, quase transparentes. Cortar também o atum em fatias com cerca de 1/2 cm de espessura. Picar o nabo em tirinhas muito finas, ou ralar. Sobre a lula aberta, colocar a folha de nori e as cebolinhas verdes (só a parte verde), enrolando em seguida como um rocambole.
Depois, cortar em fatias de 1 cm de espessura cada uma. Arrumar em uma travessa as fatias de atum e de salmão, entremeada com as de lula, dando um belo efeito visual ao prato. Ao lado dos peixes, colocar o wasabi, o gengibre e o limão cortado em fatias. Em tigelinhas individuais, adicione o shoyu.
Dica: cada convidado degustará a fatia de peixe cru, passando-a na raiz forte e no gengibre e, em seguida, mergulhando-o no shoyu. Se preferir, pode regar o peixe com caldo de limão antes de ser saboreado.