A campanha acontece no Estado com o objetivo de prevenir um câncer que é de responsabilidade do cirurgião dentista diagnosticar
A campanha “Novembro Vermelho”, que ocorre em todo o Paraná, busca chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater precocemente o câncer de boca, enfatizando a sua gravidade, a necessidade de cuidados e o diagnóstico precoce.
Entre os principais sintomas e sinais que esse câncer apresenta, estão:
– Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo;
– Manchas, placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
– Nódulos (caroços) no pescoço;
– Rouquidão persistente e, nos casos mais avançados, observa-se dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala; sensação de que há algo preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua.
É muito importante estar atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Deve-se ter especial atenção quando um paciente relatar a existência de alguma lesão que não cicatrize por 2 semanas. Além disso, redobrar a atenção aos pacientes fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas. São aqueles que apresentam o maior risco para o desenvolvimento de câncer de boca, de acordo com o CRO-PR. Uma vez diante de uma lesão suspeita, a biópsia deve ser realizada e o paciente deve ser encaminhado a um médico especialista.
O diagnóstico
O diagnóstico do câncer de boca normalmente pode ser feito com o exame clínico, mas a confirmação depende da biópsia. Esse procedimento pode ser feito de forma ambulatorial, com anestesia local, por um profissional treinado.
Alguns exames de imagem, como a tomografia computadorizada, também auxiliam no diagnóstico. E, principalmente, ajudam a avaliar a extensão do tumor.
O exame clínico associado à biopsia, com o estudo da lesão por tomografia (nos casos indicados) permitem ao cirurgião dentista definir o tratamento adequado. Já as lesões muito iniciais podem ser avaliadas sem a necessidade de exame de imagem num primeiro momento.
Esse diagnóstico inicial permite o tratamento com melhor resultado funcional. Tumores diagnosticados em estágios mais avançados vão implicar em tratamentos mais agressivos com maior chance de sequelas.