As dicas da arquiteta Anna Romancini são válidas para vários ambientes, entre eles escritórios, home office, salas, dormitórios e outros
As plantas naturais filtram o ar e umidificam naturalmente os ambientes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas não roubam o oxigênio e sim melhoram a qualidade do ar que respiramos, além de desestressar e acalmar.
A seguir, preparamos uma série de opções para você que seja incluir as plantas nos ambientes internos, dando-lhes mais vida e harmonia.
– Samambaia: planta alegre, ideal para ter em casa ou escritório, além de espantar a solidão, ela é considerada uma planta fácil de cuidar. Pode ser colocada em um vaso pendente ou no jardim e existem mais de 100 espécies diferentes, desde o tamanho mini até as gigantes, encontradas em matas e florestas tropicais. “Essa é uma planta linda para decoração, para alguns traz até o sentimento de nostalgia”, afirma Anna.
– Lírio da Paz: flor branca da paz, por isso tem esse nome. Além de sua beleza na decoração, a capacidade de filtrar e umidificar o ar do ambiente, trazendo a sensação agradável e de bem-estar. De acordo com a arquiteta, pode ser cultivada em vasos, cachepôs e no jardim.
– Costela de Adão: ideal para o home office, escritório, sala ou dormitórios. Favorece o bem-estar e a produtividade.
– Espada de São Jorge: conhecida também como Espada de Ogum, essa é uma planta protetora, uma planta da prosperidade. Ela tem a capacidade de produzir oxigênio a noite. Se for mantida na sombra, aguenta até 20 dias sem água. Pode ser plantada em vasos e no jardim.
– Zamioculca: esta planta gosta de luz solar indireta ou sombra. Muito resistente, pode ser molhada apenas 1 vez na semana. “Essa planta produz uma energia calma, tem fácil manutenção e pode ser cultivada em vasos grandes ou pequenos”, diz Anna. A Zamioculca é incrível na decoração, podendo fazer parte de arranjos, além de sua beleza natural, essa planta tem poderes de bons presságios, ligados a sucesso financeiro e bons fluídos. É ótima para ambientes internos, como escritórios e corredores, pois se adaptam a locais com pouca luminosidade. Famosa por atrair dinheiro se for colocada ao lado da porta!
– Jibóia ou Hera do Diabo: Esta também é uma planta que carrega muita energia positiva! Melhora o oxigênio e o astral do ambiente. Gosta de luz indireta solar e também na sombra. Mas atenção: essa é uma espécie que não gosta de frio. Pode ser cultivada em terra úmida, dentro de vasos ou cachepôs e ser usada lindamente em home office, banheiros e escritórios.
A arquiteta Anna afirma que após escolher qual é a planta que mais lhe agrada, o próximo passo é identificar onde você deseja colocar sua nova companheira. “Observe a incidência e sol no local onde ela vai ficar, se tem sol o dia todo, pouco sol, em apenas um momento do dia, ou se é praticamente o tempo todo na sombra”.