Fissura Plantar

Não é apenas uma questão estética, a fissura plantar pode levar a complicações sérias, portanto, é uma questão de saúde!

Os pés, não estão no topo da nossa lista de preferências em cuidados pessoais, em geral, ficam escondidos no calçado até que surjam desconforto, dores ou, o esmalte não esconda mais a unha doente. Extremamente ressecados por falta de hidratação natural, os pés não possuem glândulas sebáceas e sim, sudoríparas, assim, facilita o surgimento de fissuras plantares.

As fissuras variam desde pequenas fendas na epiderme, em peles muito finas, chegando até a pele espessa, desidratada e endurecida. Levando à perda da elasticidade, resultando na abertura da pele. Quando não tratada pode agravar e chegar em tecidos mais profundos, ocorrer sangramento e, até mesmo atingir os nervos, causando dor.

Além disso, as fissuras plantares podem ser uma porta de entrada para infecções fúngicas e bacterianas. Podendo ainda, serem as responsáveis pela alteração na pisada, levando a distúrbios na coluna e na bacia.

Como surgem as fissuras?

São diversos os fatores que contribuem para o surgimento da fissura plantar, ressecamento comum da pele, falta de cuidados diários, doenças dermatológicas e vasculares. Alterações hormonais, obesidade, diabete, psoríase, contaminação fúngica, desidratação corporal, idade e estresse. Uso contínuo de alguns medicamentos e quimioterapia. Problemas ortopédicos, hereditariedade, fricção e atrito constante. Lixar os pés em excesso, umidade, alteração climática, andar descalço e agressões com produtos químicos. 

Prevenção da Fissura Plantar

Alguns hábitos diários simples podem fazer toda diferença. Por isso, é importante a  conscientização do paciente quanto a sua participação no tratamento. “Realizar hidratação diariamente,  principalmente se a pele for seca, pois tem maior probabilidade de desenvolver hiperqueratose. Manter uma alimentação equilibrada, ou mesmo uma reeducação alimentar, ingerir bastante líquido, principalmente água”, afirma a podóloga Rozelia Pretko.

Manter os pés bem higienizados, evitar o cigarro, pois a nicotina potencializa o surgimento de hiperqueratose plantar. Utilizar sapatos confortáveis, evitar calçados de material sintético, especialmente se passar longos períodos usando o mesmo. Evitar ficar em pé muito tempo ou caminhar longas distâncias com calçado inadequado, usar meias de algodão, evitar calçados abertos e usar protetor solar quando expostos.

Em alguns casos é necessário o uso de palmilhas, tanto anatômicas, quanto de conforto, esportiva ou postural. O uso de protetores também é recomendado, assim estará eliminando fonte de pressão ou fricção.

Tratamentos para Fissura Plantar

É necessário identificar a causa, em geral, a hidratação é importante para a manutenção da pele, usando produtos de boa qualidade, bases e ativos adequados, atendendo a peculiaridade de cada pele.  

A nutrição adequada é um dos mais importantes aspectos para o processo de cicatrização. A regeneração tecidual depende de um bom estado de nutrição pois consome boa parte das reservas corporais.

Podemos contar ainda com tratamentos terapêuticos, Laser de baixa intensidade, Alta Frequência, Led, hidratação profunda, Aromaterapia aplicado a podologia, sinergias de Óleos Essenciais, ozônio entre outros. Evitar receitas caseiras para não agravar a situação.

Como vimos, a fissura nem sempre é um problema local, pode ser de  origens sistêmicas, razão pela qual é importante que o tratamento seja multidisciplinar.  

Podóloga Rozelia Pretko

Graduada em podologia pela Unifil – Londrina, capacitada em pés diabéticos pela Fundação Pró-Renal, em Curitiba, cursando Aromaterapia e Terapia Ortomolecular. 

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde . Já a alguns anos tenho fissúras na planta dos pés e na dobra dos dedos que doem bastante . Já fiz vários tratamentos dermatológicos , porém sem resultado . Gostaria de sua orientação .

  2. Meu marido está com rachaduras na planta dos pés, ele disse que dói, ele não é obeso, também não usa calçados abertos com frequência,toma bastante água,o que pode ser???

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome