Nesse ano, as festas típicas precisarão ser modificadas, fazendo uma festança em isolamento
Muitas pessoas ficam esperando o mês de junho para as tão amadas festas juninas, para comer os alimentos típicos. Porém, não é porque esse ano não teremos os tradicionais arraiás que não podemos comemorar a festa de São João. De acordo com a nutricionista Mariane Roseti Macedo (CRN 8-10381), várias receitas típicas podem ser feitas de maneira saborosa e saudável. A dica, portanto, é separar as melhores receitas, as que você mais gosta e colocar a mão na massa.
“Cozinhar também é uma terapia, ainda mais nos tempos em que estamos vivendo, em que muitas pessoas estão sofrendo de ansiedade. Sendo assim, tem coisa melhor do que estar na sua cozinha e fazer um agrado para você mesmo? Ou para as pessoas que você ama? afinal, cozinhar é também uma forma de demonstrar amor”, afirma a nutricionista.
Sabemos que muitas receitas de festa junina são um pouco mais calóricas do que o desejado. Então, a sugestão de Mariane é reverter isso e comer com tranquilidade, sem perder o sabor característico. “Chamamos isso de troca inteligente, que nada mais é de você trocar um ingrediente não saudável por um mais nutritivo, assim não terá erro. Mas, é necessário lembrar que tudo é questão de equilíbrio. Não existem problemas em comer um prato mais calórico as vezes. O ideal é evitar ingerir com frequência, para não perder tudo o que conquistou e é aí que entram as receitas saudáveis”, ressalta.
Outro elemento marcante das festas juninas é o quentão, que além de ser delicioso nos aquece no frio. Porém, nem todos podem consumir álcool e uma opção para não ter o teor alcoólico é fazer a receita com suco de uva integral em vez de vinho tinto. “Assim, crianças podem tomar com tranquilidade”, enfatiza Mariane.
Receitinhas saudáveis, sô!
Paçoquinha
– 1 Xícara de amendoim torrado moído e sem pele;
– 2 Colheres de sopa de pasta de amendoim integral;
– 1 pitada de sal;
– 1 Colher de sopa de açúcar mascavo (opcional);
– Misture bem os ingredientes, molde com a mão, apertando bem para ficar no formato desejado. Sirva!
Bolo de fubá integral
– 1 Xícara de farinha de trigo integral;
– 1 Colher de sopa de fermento em pó;
– 1 Xícara 1 de leite;
– 2 Xícaras de fubá;
– 1/2 Xícara de açúcar mascavo;
– 2 Ovos;
– 1/2 xícara de óleo de coco (ou outro óleo);
– Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento, deixando o mesmo por último. Coloque em uma forma untada e asse em forno médio por 40 minutos. Você pode adicionar coco ralado sem açúcar para ficar ainda mais gostoso.
Doce de abóbora sem açúcar
– 50 Gramas de abóbora seca ou japonesa ralada;
– 100 ml de suco natural de maçã;
– 1 pitada de canela em pó;
– Em uma panela coloque a abóbora e cozinhe junto com o suco de maçã e canela até amolecer. Espere esfriar e sirva.
Quentão sem Álcool
– 500 ml de suco de uva integral;
– 500 ml de água;
– 30 Gramas de gengibre ralado;
– 3 Gramas de canela em rama;
– 3 cravos;
– 100 Gramas de adoçante ou açúcar mascavo;
– Leve ao fogo o gengibre, cravo, canela e adoçante. Mexa sem parar, acrescente o suco e a água e deixe ferver por alguns minutos. Sirva quente.