A chia é rica em nutrientes e pode ser uma ótima opção para a saúde
A chia é uma semente da planta Salvia Hispanica. Essas sementes são ricas em nutrientes e ótimas aliadas à saúde. “Alguns dos componentes da chia são o ômega-3, ômega-6, antioxidantes, fibras alimentares e proteína. Por conta desses nutrientes, a chia auxilia na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer, artrite, Alzheimer, depressão e diabetes, além de ajudar no funcionamento correto do intestino”, explica a nutricionista Mariane Roseti Macedo (CRN 8-10381).
Por possuir alta quantidade de fibras alimentares, a chia auxilia no aumento da saciedade, o que acaba evitando o consumo excessivo de alimentos, podendo assim, ajudar na perda de peso corporal, sendo uma aliada no emagrecimento. “Porém, é importante lembrar que nenhum alimento sozinho tem o poder de emagrecimento, mas sim, quando está incluso em um conjunto de ações para este fim, ou seja, pode ser usado como um potencializador, mas não como algo “milagroso”, ressalta a nutricionista.
A chia pode ser incluída em vários alimentos, já que não possui um sabor forte. Pode ser incluída, por exemplo, em pães, bolos, tapioca, omelete, ovo mexido, entre outros. Também é possível usar a chia em frutas, iogurtes, vitaminas, assim como a própria água. “É importante reforçar que toda vez que comemos grandes quantidades de fibras devemos automaticamente tomar água, pois a falta de líquido pode causar problemas intestinais”, comenta Mariane.
Receita de gelatina com chia
Ingredientes:
– 2 Colheres de sopa de semente de chia;
– 5 Colheres de sopa de suco de uva integral (ou de outra fruta, devendo ser bem concentrado);
– Folhas de hortelã picada (ou outra especiaria do gosto).
Modo de preparo:
Em um recipiente pequeno coloque a semente de chia e o suco. Deixe descansar por uma hora. A chia formará um gel, parecido com gelatina ou sagu. Consuma imediatamente ou guarde na geladeira em um recipiente fechado por no máximo dois dias.