Entenda mais sobre essa doença crônica que pode ocasionar a cegueira e outras complicações
Existem doenças que todos conhecem, mas nem sempre se preocupam com elas. O diabetes é um desses casos, muitas pessoas podem até não saber direito do que se trata, mas com certeza já ouviram falar. Você não precisa saber absolutamente tudo sobre essa doença, porém, muitos pacientes quando diagnosticados, por não estarem informados, não sabem como tratá-la e como controlá-la corretamente.
Ao contrário do que muitos pensam, o açúcar em si não causa diabetes, mas pode ser um dos agentes que contribuem para o seu surgimento. Segundo o endocrinologista, Lineu D. Carleto Junior, uma das principais causas do diabetes, atualmente, é o aumento do consumo de gorduras e carboidratos, ou comida de qualidade ruim (má alimentação) e, consequentemente, a obesidade. Outro fator que colabora para o desenvolvimento da enfermidade é a falta de atividades físicas.
As principais complicações do diabetes, de acordo com o endocrinologista, são:
- Doenças cardiovasculares;
- Infarto;
- Derrame;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Complicações circulatórias (podem ocorrer amputações em membros inferiores);
- Complicações renais (insuficiência renal, rim para de funcionar);
- Complicações visuais (perda progressiva da visão), entre outros.
Dentre as complicações citadas acima, a mais comum é a perda da visão nas pessoas diagnosticadas com diabetes. “A cegueira em diabéticos vem em função de um problema vascular, assim como todas as complicações. A circulação vai perdendo a capacidade de conduzir corretamente o sangue, e os nutrientes começam a não chegar aos olhos, o que acaba travando a oxigenação até esses órgãos. Essa deficiência em não nutrir a retina e as estruturas oculares, faz com que os pacientes acabem chegando à cegueira”, afirma o médico.
É possível prevenir a cegueira?
O simples hábito de manter a glicose controlada pode reduzir as chances de o diabetes causar a perda de visão. A prevenção está na visita constante ao médico, já que a complicação surge silenciosamente. “Tem que tratar o diabetes, pois a prevenção de todas as complicações dessa doença é em função de normalizar a glicose. Manter o diabetes bem controlado, com as glicemias em jejum em torno de 100 e as glicemias pós-prandiais (após refeições) em torno de 130 a 140 para menos, faz com que o diabetes não complique a circulação do sangue de nenhum órgão, sendo assim, o risco das complicações vão ser menores. O controle da doença faz tudo ficar mais estável”, salienta o endocrinologista.
Existem também tratamentos através de injeções para melhorar a circulação do sangue nos olhos. Segundo Lineu, esses tratamentos reduzem as lesões nos vasos sanguíneos dos olhos, e com isso evitam que a pessoa chegue à cegueira. Contudo ele ressalta que se o paciente recorrer a esse tipo de tratamento e estiver com o diabetes alto, não adiantará fazê-lo. “Para conseguir sucesso com esse tratamento, o primeiro passo é normalizar o diabetes, controlar a doença e manter os níveis normais. Com esses cuidados, o paciente corre menos riscos de perder a visão”, diz.