Caminhar, correr, pedalar, exercitar os músculos, aumentar a resistência e a flexibilidade parece uma boa escolha para o corpo, e na verdade é. No entanto, a academia ou atividades aeróbicas são trocadas, na maioria, por um programa televisivo acompanhado por guloseimas, principalmente no inverno. Esse hábito pode mudar ao se
Os exercícios físicos agem como remédios naturais para o bem-estar e a qualidade de vida. Conforme o personal trainer, Luiz Carlos Cavalheiro, em três semanas de exercícios, praticando no mínimo três vezes por semana, melhora a circulação do sangue, ajuda na aceleração do metabolismo, alivia o stress do dia-a-dia e em alguns casos já normaliza a pressão arterial, além de servir como um antidepressivo.
Ficou animado e inspirado para começar a fazer exercícios? Se a resposta for sim, a sua saúde agradece pela atitude. O primeiro passo, após a decisão, para Cavalheiro, que administra duas academias na cidade, é a avaliação das condições físicas e de saúde da pessoa.
Na opinião de Cavalheiro, quando a pessoa procura a academia, geralmente, é porque está traçando um novo perfil para o corpo. Por isso, ele considera importante fazer uma tomada dos níveis de gordura e das medidas que o aluno deseja alcançar. Para o público feminino, que é mais preocupado com o aumento da massa muscular, o personal adianta que pode ganhar 2 kg nos dois primeiros meses distribuídos por todo o corpo, mas que nos meses subseqüentes permanece igual.
A prática dos exercícios físicos aumenta a sensibilidade e a flexibilidade do corpo melhorando, até mesmo, o ato de relação sexual. “O trabalho muscular das regiões próximas aos órgãos genitais, como os glúteos e posterior da coxa, serve como um estímulo na hora da relação sexual, pois aumentando a mobilidade aumentará também a sensação de excitabilidade”, afirma o personal. Além de sentir mais prazer, a pessoa que faz exercícios começa a valorizar mais o corpo aumentando sua própria auto-estima..
A atividade física também ajuda no controle hormonal. Conforme o personal, após 15 minutos de exercícios o organismo começa a produzir a beta-endorfina que possui a sensação de estar anestesiada, combatendo diretamente o stress. Outra vantagem para quem é adepto a academia é o controle da pressão arterial, principal fator de risco do acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. Para Cavalheiro, 97% dos casos de hipertensão estão relacionados à falta de exercícios, considerando que durante a sua realização é apresentada uma diminuição da parede dos pequenos vasos sanguíneos aumentando o espaço para a passagem do sangue.
Os exercícios físicos funcionam como uma medicina preventiva às doenças e de maneira natural, sem o uso de medicamentos. “A população ativa economiza dinheiro com internações e remédios”, opina Cavalheiro. Para ele, a população de Guarapuava começou a mudar, está valorizando mais os benefícios deste aliado à saúde.