Confira alguns sucos que são uma verdadeira fonte de energia
Frutas e verduras são parte de uma alimentação saudável, e se torna impossível ter uma dieta equilibrada em nutrientes sem a presença destes alimentos no cardápio. Fonte de vitaminas, minerais e fitoquimicos, as frutas e verduras ajudam a regular inúmeras funções do nosso organismo. Uma forma interessante de somar benefícios é a união de frutas e verduras na forma de sucos. Essa associação pode ter diversos objetivos, como a melhora da função intestinal, a melhora das funções gástricas, detoxificantes, entre outras.
Os sucos também podem ser uma grande fonte de energia para dar uma forcinha a mais na academia e na corrida, ou também para substituir o café da manhã.
Substituindo o café
De acordo com a nutricionista Priscilla Franceschini, sucos são sempre uma boa escolha para o café da manhã. Ela recomenda sucos verdes para iniciar o dia, preparados adequadamente, com boas cominações de ingredientes, pois são capazes de preparar o nosso corpo para um dia longo de trabalho. “As misturas de couve, agrião e limão, podem ser usados para melhorar a função do fígado. Já um suco com maçã, alecrim, hortelã e couve, agem mais para equilibrar a função do estomago”, explica.
Conforme Priscilla, o ideal é sempre consumir a bebida logo após o preparo. “Para ficar mais fácil o preparo, você pode congelar as frutas, ou deixar pronto os cubos de gelo com a couve. Uma dica importante é evitar de coar o suco, para não perder a fibra”, pondera.
Força na academia e na corrida
Segundo a nutricionaista, boas combinações de sucos podem ser uma boa opção para dar energia e melhorar o desempenho durante o treino, além de hidratarem também o pre treino. “É necessário um carboidrato para aguentar o pique do início até o fim e para isso usar os carboidratos de frutas e vegetais pode ser uma boa escolha”, completa.
A nutricionista também ressalta que a alimentação pré-treino deve ser feita sempre 1 hora antes do início do treino, e sempre vai depender da duração da duração do mesmo, da frequência, dos objetivos e do tipo de exercício.
Receitas de sucos energéticos
Suco de beterraba com gengibre
Conforme Priscilla, a beterraba ajuda a melhorar a oxigenação do sangue, a dilatar os vasos sanguíneos e assim melhorar o desempenho durante horas depois do exercício. “A beterraba é uma boa escolha para pré-treino, tendo ação também na recuperação pós-treino. Já o gengibre é anti-inflamatório natural e tem propriedades termogênicas”, diz.
Ingredientes:
1 beterraba média;
01 pera ou maçã pequena;
1 pedaço (3cm ou mais) de gengibre;
Gelo a gosto.
Modo de preparo: bata tudo na centrífuga ou liquidificador, não coe e tome logo em seguida de preferência sem açúcar e sem adoçante. Rende: 2 copos.
Suco energético de açaí
Segundo a nutricionista, o açaí é considerado um alimento de alto valor calórico e energético, com elevado percentual de lipídeos de boa qualidade (60% de monoinsaturados e 13% de poliinsaturados), proteínas (teor superior ao do leite e do ovo) e minerais (alto teor de ferro). “O açaí também possui elevado teor de antocianinas com função antioxidante, que assegura melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placa de gordura, causadores da arteriosclerose”, explica. “Já a quinua, é rica em aminoácidos essenciais (não podemos sintetizar), além de vitaminas A, B6, B1, ferro, cálcio e fósforo”, completa.
Ingredientes:
1 polpa de Açaí
200ml de água de coco
2 fatias grossas de manga congelada
Salpicar 1 colher de sobremesa de quinua em flocos.
Modo de Fazer: Deixe a manga no congelador por uma hora e corte duas fatias grossas da polpa. Junte-os aos outros ingredientes (exceto a quinua) e bata-os no liquidificador. Distribua em taças e acrescente a quinua em flocos por cima.
Por: Camila Neumann