Vegetais e frutas são ricos em nutrientes e quando consumidos em forma de suco só tem a beneficiar o organismo
Para garantir a ingestão adequada de vitaminas e minerais, o ideal é que uma pessoa consuma pelo menos cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes. Mas a correria do dia a dia nem sempre permite que a quantidade necessária seja ingerida. E é aí que os sucos naturais entram como uma opção vantajosa. Embora não sejam indicados como uma substituição para as refeições, podem repor muitos dos nutrientes que você deixou de consumir durante o dia, além de adicionar outros componentes extras para o bom funcionamento do corpo e prevenção de doenças.
De acordo com a nutricionista Marcely Nerone, os sucos naturais auxiliam na desintoxicação do organismo, o qual sofre agressões constantemente com a ingestão de alimentos de baixo valor nutricional. “Ao habituar-se ao consumo desses sucos, já nos primeiros dias, podem-se notar mudanças significativas ocorrendo. A pele começa a adquirir um aspecto mais saudável, o intestino funciona de forma mais regular, a disposição e o humor apresentam melhoras e a redução de peso torna-se mais fácil”, acentua.
Conforme a nutricionista, o consumo de sucos de frutas naturais é um hábito saudável, independente da fruta. Frutas como maçã, uva, melancia, abacaxi, mamão, laranja e limão são ótimas para serem consumidas na forma de sucos e trazem inúmeros benefícios à saúde quando o consumo é regular.
Suco digestivo
Muitas vezes, nos permitimos nos finais de semana ou feriados nos deliciar com bolos, doces, salgadinhos, churrascos, ou ainda as tradicionais feijoadas ou macarronadas. De acordo com Marcely, o consumo de certos alimentos com maior índice glicêmico, carboidratos e gorduras sãos os grandes causadores da dispepsia, popularmente chamada de má digestão ou até indigestão.
Para solucionar o caso, além de mudar de atitude – buscando evitar os abusos alimentares, existem excelentes opções de sucos naturais que podem auxiliar o processo digestivo. Segundo a nutricionista, a erva doce, erva cidreira, hortelã, camomila, sálvia, boldo, anis estrelado, menta e psyllium possuem componentes diversos que são excelentes antieméticos, pois promovem a melhora de enjôos, evitam o acúmulo de gases e estimulam a motilidade do sistema digestivo.
Ainda de acordo com ela, o abacaxi possui bromelina que é uma enzima que favorece a digestão de alimentos com alto teor de proteínas. Já o gengibre auxilia na secreção gástrica e tem um poder antiinflamatório natural.
Receita de suco digestivo:
Ingredientes:
1 xícara de chá de erva doce ou camomila gelado
1 pedaço de 15 cm de erva cidreira
1 fatia fina de abacaxi
1 pedaço de gengibre (3 cm)
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador com pedras de gelo.
Obs: Este suco pode ser tomado sempre nas refeições que contêm muita proteína, como acontece, por exemplo, em um dia de churrasco ou feijoada.
Suco protetor imunológico
Conforme Marcely, para aumentar a imunidade, o ideal é ingerir sucos ricos em propriedades antioxidantes, como os que contêm a vitamina C e betacaroteno presente na laranja, na cenoura, beterraba e na acerola. “Combine mamão com cenoura e laranja, manga com morango ou, ainda, manga, cenoura, limão e hortelã. Com o poder do gengibre e mel, o suco torna-se um poderoso antigripal”, aconselha a nutricionista.
Receita de suco para a imunidade:
Ingredientes:
200 ml de suco de laranja
½ xícara de acerola
½ unidade de cenoura pequena
1 pedaço de gengibre (3 cm)
Um tufo de folhas de ervas frescas à escolha (salsinha, hortelã, cidreira ou manjericão)
Mel a gosto
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Sirva com gelo. Rendimento: 1 porção
Suco antiestresse
Segundo a nutricionista, existem vários alimentos que, devido as suas propriedades, são benéficas em situações de estresse e ansiedade, e auxiliam na desintoxicação do organismo, eliminando moléculas instáveis de radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.
Alimentos ricos em vitaminas A, C e E, como cenoura, melão, beterraba, morango, laranja, limão, uva, abacate, couve de bruxelas, espinafre, pimentão e tomate combatem os radicais livres e são perfeitos para aliviar o estresse e cuidar das nossas células, mantendo-as jovens e saudáveis, de acordo com a profissional. “O suco de cereja é ideal para aliviar o estresse, pois é uma excelente fonte de antocianina e um poderoso antioxidante. Além disso, a cereja é rica em melatonina, substância capaz de regular os batimentos cardíacos, auxiliando a equilibrar os ciclos de sono”, explica.
Receita de suco antiestresse:
Ingredientes:
1 beterraba pequena, crua e fatiada
1 xícara de chá de cereja sem caroço
1 col. chá de linhaça triturada
1 xícara de chá de suco de laranja
200 ml de água mineral
Modo de preparo: Após selecionar os ingredientes, lave-os bem e bata em uma centrifuga ou liquidificador até obter uma mistura homogênea. Pode ser coado ou consumido naturalmente.
Obs: recomenda-se a ingestão desse suco antes de dormir.
Por: Camila Neumann