Cada vez mais pessoas têm sido diagnosticadas com alterações na visão. Saiba quais sinais indicam que a sua saúde ocular não anda bem

Sabe aquela dor de cabeça que incomoda há semanas e que nenhum analgésico parece funcionar? Ou quando as letras já estão tão embaçadas que é difícil não perceber que o uso de óculos resolveria a situação? Os sintomas podem ter começado bem antes, sem você perceber, pois muita gente recorre a um oftalmologista apenas no momento em que o problema já está em estágio avançado.

De acordo com o oftalmologista Guilherme Araújo, existem alguns sinais que podem nos alertar para uma possível necessidade de usar lentes corretivas. Na grande maioria, o sinal mais presente é o embaçamento visual com dificuldade de enxergar para longe ou perto. Mas existem também outros sintomas que muitas vezes estão relacionados com problemas oculares, como as frequentes dores de cabeça já citadas, franzir os olhos para tentar enxergar melhor e a necessidade de se sentar muito próximo da TV, do computador ou do quadro negro.

Segundo o oftalmologista, existem, no entanto, situações que não chamam tanto a atenção de quem nunca usou óculos, mas que também precisam ser levadas em conta. São elas: coçar ou perceber os olhos lacrimejarem insistentemente, ler com a cabeça muito próxima ao livro ou acompanhar a leitura com o dedo, demonstrar sensibilidade exagerada à luz. Nos indivíduos com mais de quarenta anos, muitas vezes se percebe a necessidade de afastar um texto do rosto para conseguir realizar sua leitura.

Os pais também precisam prestar atenção em seus filhos. “Muitas crianças são identificadas como hiperativas ou bagunceiras na sala de aula, mas talvez a dificuldade esteja em não conseguirem prestar atenção na aula por não enxergarem o que está escrito no quadro”, acentua.

Os problemas oculares mais comuns e que exigem o uso do óculos, segundo o oftalmologista, são:

MIOPIA: Condição em que os olhos não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento. As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.

HIPERMETROPIA: Ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o olho focalize os objetos próximos ao rosto. A maioria das crianças são hipermétropes de grau moderado, condição esta que diminui com a idade. A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

ASTIGMATISMO: Causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea. O astigmatismo forma a imagem em planos diferentes, o que ocasiona a distorção da mesma. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia podem corrigir o astigmatismo.

PRESBIOPIA: Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto. O uso de óculos ou lentes de contato são formas de correção da presbiopia.

Conforme o oftalmologista, infelizmente a maioria desses problemas estão relacionados à hereditariedade ou ao envelhecimento, não podendo ser evitados. Entretanto, o médico afirma que podemos tomar alguns cuidados para que nossa visão seja mais confortável.  Medidas como evitar coçar os olhos, usar sempre óculos ou lentes de contato com o grau atualizado, evitar muitas horas ininterruptas no computador ou em mensagens de texto, e manter a saúde ocular em dia através de consultas periódicas ao seu oftalmologista podem ser essenciais.

Por Camila Neumann

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome