Fim de férias, retorno à realidade de obrigações: você está pronto para voltar à rotina?
Fim de férias, volta ao trabalho, começo de ano letivo. Depois de um longo período de férias, voltar ao trabalho e ao estudo pode parecer um caos. O fato de poder acordar mais tarde, ter um dia tranquilo, sem ter que lidar com tarefas e obrigações, para muitos é um alívio.
Um estudo conduzido pela Isma-BR (International Stress Management no Brasil), organização internacional especializada no estudo do estresse, mostrou que 23% dos brasileiros têm a chamada depressão pós-férias, também conhecida como síndrome pós-férias. Outros dados também mostraram que cerca de 72% das pessoas não conseguem manter os benefícios físicos e emocionais das férias no retorno ao cotidiano. E ainda tem mais, o estresse gerado por essa mudança rápida de volta a rotina é capaz de influenciar o físico, o emocional e o comportamento das pessoas, os elevando até 25% na primeira semana do retorno das férias.
Com raríssimas exceções, todos nós sentimos o peso do retorno à dura realidade. Segundo especialistas, isso acontece porque as férias se instalam em nossas memórias, e a lembrança de dias tranquilos e sem compromisso tornam difícil encarar o trânsito, os horários, as relações sociais que não nos agradam e as obrigações.
Mas é preciso ter atenção à duração e às manifestações de ansiedade causadas pelo retorno. Se o desconforto não passar logo nas primeiras semanas, é preciso repensar seus planos e redirecioná-los, se for o caso, com ajuda psicológica, pois as férias podem servir como uma espécie de gatilho para o começo de um processo depressivo que é causado por problemas de insatisfação profissional, ou até dúvidas em relação a área de estudo escolhida, que estavam ocultos há muito tempo.
Dicas para um retorno tranquilo
> Alguns dias antes de retomar as atividades, procure acordar e dormir um pouco mais cedo para que o organismo vá se adaptando.
> Reconheça sua dificuldade de readaptação para não desencadear o estresse e perder a motivação. É perfeitamente normal que nos primeiros dias de trabalho a pessoa fique meio perdida.
> Não abandone os hábitos saudáveis que adquiriu durante as férias, como caminhadas ao ar livre e alimentação mais leve.
> Mantenha contato com os amigos que reencontrou nos momentos de lazer. O vínculo com os amigos é um grande estímulo para manter bom astral.
> Organize a agenda com os compromissos e datas importantes.