Eles estão por toda a parte. No ar que você respira, na água que você bebe e no alimento que você consome. E, ao contrário do que muita gente pensa, os vírus não atacam as pessoas só no inverno. Na verdade, eles não têm data certa para atacar. Alguns vírus, como adenovírus, coronavírus e influenza, o mais famoso de todos, preferem climas frios. Outros, porém, como rotavírus, norovírus e enterovírus, já se proliferam mais no verão. Segundo especialistas, os sintomas podem variar de acordo com o tipo de virose. As respiratórias — aquelas que atacam o aparelho respiratório do paciente — tendem a provocar febre, coriza, mal estar, dor de garganta e tosse. Já as entéricas — que castigam o sistema gastrointestinal — costumam apresentar três outros sintomas: diarreia, vômito e dor abdominal.

Na estação mais quente do ano, suas vítimas preferidas são aqueles que consomem água e alimentos contaminados. Não há garantias contra uma virose no verão, mas alguns cuidados são fundamentais para evitar a contaminação:

A higiene das mãos e dos alimentos são importantíssimos para evitar os vírus. Os vegetais, frutas e legumes devem ser muito bem lavados em uma solução com água filtrada ou fervida. Isso porque esses alimentos são um dos principais transmissores de vírus que atacam o sistema digestivo.

É preciso estar com o corpo sempre hidratado. Por isso tome muito suco de frutas e água pura, principalmente nos dias muito quentes. Evite a água da torneira. Água mineral em garrafas ou em copos lacrados tendem a ser melhores na hora de se precaver dos vírus.

Cuidado com alimentos de origem desconhecida vendidos em ruas ou praias. Só porque é um lanche natural, não quer dizer que pode ter sido feito de maneira higiênica e adequada. Sol, mar, areia, calor e dieta pouco saudável, com muita gordura, por exemplo, podem contribuir para um desgaste maior do organismo o tornando vulnerável aos ataques de vírus.

Também é importantíssimo que as vacinas estejam em ordem. Mesmo estando protegido por vacinas já é possível que os vírus ataquem seu organismo, imaginem sem essa proteção.

Vale dizer também que crianças e idosos são mais vulneráveis, e por isso, requerem cuidados especiais. O controle da febre deve ser feito com atenção, pois temperaturas muito altas ajudam na perda de líquidos pela pele. No caso de diarreias, a alimentação deve ser a mais indicada para esses casos. Alimentos como goiaba e maçã diminuem o problema. Já o mamão, o leite e suco de laranja podem piorar o quadro. Se depois de tratados com medicações adequadas para a idade, os pacientes com viroses não apresentarem melhoras, é importante voltar ao médico e fazer exames para detectar possíveis infecções.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome