O índice de obesidade, provocado principalmente por uma alimentação desregulada associada à falta de exercícios físicos, tem crescido muito nos últimos anos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Esse problema que acomete tantos brasileiros pode ser combatido de maneira simples, rápida e sem cortes. A técnica denominada balão intragástrico é um significativo passo para o tratamento da doença. Confira mais informações sobre o balão intragástrico na entrevista com o endoscopista, Dr. Ângelo Henrique França.

 

Como funciona o balão intragástrico?

Dr. Ângelo – Funciona como uma redução temporária do estômago, permitindo uma rápida saciedade com pequena quantidade de alimentos.

 

Como o balão é inserido no estômago?

Dr. Ângelo – O balão é inserido através da boca, com um endoscópio, em um procedimento rápido, realizado em um consultório ou centro endoscópico.

O procedimento é rápido e seguro, sem cortes e nem internação. É realizado apenas com uma sedação de cerca de 30 minutos e uma hora a mais de observação. Permitindo depois disso o retorno do paciente ao seu domicilio.

 

Quanto tempo o paciente pode permanecer com o balão?

Dr. Ângelo – O paciente permanece com o mesmo balão, em torno de 6 meses. Porém, após este prazo, o paciente pode substituir o balão intragástrico por outro.

 

Quais os principais candidatos para colocação do balão?

Dr. Ângelo – As principais indicações do balão intragástrico são:

– Pacientes com sobrepeso, que através dos métodos convencionais de emagrecimento não obtiveram sucesso.

– Índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a trinta, portadores de Diabetes Mellitus, Pressão Alta, Colesterol, condições que são solucionadas ou exigem menores doses de medicamentos (quando o portador tem uma redução expressiva de peso).

– Pacientes obesos graves ou mórbidos que não querem submeter-se a cirurgia redutora de estômago. Também antes da cirurgia para obesos mórbidos, na qual a perda de peso proporcionada pelo balão, reduz os riscos cirúrgicos.

– Uma excelente alternativa para jovens obesos, que normalmente tem dificuldade de alcançar o peso desejado pelos métodos tradicionais e padecem de problemas relacionados a auto-estima.

– Pessoas com IMC acima de 27, que não estejam contentes ou bem resolvidas com seu atual peso.

 

Quais são os principais cuidados após a colocação do balão?

Dr. Ângelo – O balão intragástrico é uma excelente ferramenta, mas não é a solução definitiva contra a obesidade e o sobrepeso. O sucesso do método depende da ação do balão durante os seis meses em que permanece no estômago, e da forma restritiva da orientação dietética, sob orientação de um nutricionista, além de um programa de atividade física definida pelo médico e individualizado a cada paciente.

Após a colocação do balão, a saciedade com pequena quantidade de alimento possibilita rápida perda de peso nas primeiras semanas. Isto tem notável efeito emocional ao paciente, já que o reforço positivo alcançado pela perda rápida de peso motiva-o a aderir disciplinadamente a uma dieta balanceada e a atividade física. Esta é a maior virtude do balão intragástrico: o resultado alcançado estimula a adesão às mudanças necessárias para obter o resultado adicional até atingir o peso saudável desejado.

O médico auxilia na obtenção desta meta a partir da colocação do balão, com realização de revisões mensais até a retirada do mesmo.  A perda de peso varia de15 a20% do peso total durante a permanência do balão, e pode prosseguir desde que o paciente continue, naturalmente, com os hábitos alimentares e de exercícios apropriados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome